quinta-feira, 23 de junho de 2016

Compra de trens para a Supervia. Negócio da China, para os chineses.

 

Em 2012 o Estado realizou uma licitação para a aquisição de 60 trens para a Supervia. A vencedora da licitação foi o consórcio chinês CMC-CNR-CRC. A compra destes trens foi comemorada pelo governo na época pelo seu custo, só que esqueceram alguns detalhes (ou foram esquecidos de propósito)...

Compra de trens Supervia

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Realmente pela noticia foi um negócio da china na época, pelo custo de pouco mais nove milhões por trem. Mas como analisaremos abaixo, o valor atual do contrato, o que foi pago e o valor por trem são bem diferentes do que foi noticiado na época.

Observemos abaixo o valor do contrato em Iuans, pois é isso é fator determinante na análise.

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Agora ao verificamos os dados atuais do contrato, salta aos olhos o valor dos reajustes, sendo praticamente o valor original do contrato!! E o valor total mais que dobrou em relação ao que foi noticiado na mídia em 2012.

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Aqui cabe uma observação, embora o objeto original do contrato fosse a aquisição de 60 trens, no aditivo foi feita a aquisição de mais 10 trens, totalizando a aquisição de 70 trens neste contrato. Não conseguimos localizar a publicação do aditivo no diário oficial, mas este aditivo foi noticiado como destacamos abaixo.

Noticia da aquisição de mais 10 trens

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Portanto ao considerarmos o valor atual do contrato, o valor por trem agora é de quase 19 milhões de reais!!! Mais do que o dobro do que foi comemorado pelo governo e amplamente divulgado na mídia na época. Mas porque o valor do reajuste é tão alto??

Seria necessária a analise do contrato para verificarmos o que contem as clausulas de reajuste, mas após uma ampla pesquisa não conseguimos encontra-lo.

A única pista que encontramos foi a publicação abaixo o que nos leva a conclusão que este edital foi disponível somente em via física e pelo pagamento desta modesta taxa de quinhentos reais... transparência zero do governo neste ponto.

Concorrência Pública Internacional - ADPET2-01-11/CELIC

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Embora não tenhamos encontramos o edital a única explicação coerente para o valor dos reajustes é porque estão sendo feitos com base na variação cambial da moeda chinesa.

Vejamos, o contrato foi assinado no dia 24 de Outubro de 2011, então foi utilizada a taxa do dia útil anterior, consultando a taxa de cambio no BACEN encontramos a taxa de 0,2789, que corresponde praticamente ao valor em real do contrato (1.947.557.779 X 0,2789).

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Ora, se verificamos a mesma taxa no provável (pois essas informações não estão no site de transparência) último reajuste ela é de 0,5798, mais do dobro da taxa em que foi celebrado o contrato.

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Realizado uma conta simples, pegando o valor em IUAN do contrato original dividindo por 60 para termos o valor por trem, multiplicando por 70 e depois pela taxa atual chegamos praticamente ao valor atual do contrato, o que confirma nossa suposição.

1.947.557.779/60 = 32.459.293.317 – Valor unitário do trem em IUAN

32.459.293.317 x 70 = 2.272.150.532 – Valor em IUAN considerando 70 trens.

2.272.150.532 x 0,5798 = 1.317.392.878 – Valor atual do contrato em reais, muito perto do valor que está no portal de transparência.

Mas se foi noticiado e comemorado pelo governo o valor de 543 milhões em 2012, não é esse valor que deveria ter sido pago sem a necessidade de reajustes e independente do prazo de entrega dos trens?

Mas não foi o que aconteceu. Ao verificarmos os pagamentos do contrato, somente houve pagamentos a partir de 2014. Devemos desconsiderar a coluna ano e parte do ano da coluna de documento dos dados extra orçamentários, pois estão incorretos no portal. O histórico e a data de emissão nesta parte remetem claramente ao ano de 2014.

Portanto os pagamentos por ano são:

2014

298.772.696,52

2015

628.272.608,20

2016

25.050.285,93

Total

952.095.590,65

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Com relação aos trens, estes ainda estão sendo entregue como podemos verificar na publicação no diário oficial do dia 16 de Junho deste ano e pelas noticias abaixo.

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Entrega de trens em 2015

Entrega de trens em 2016

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Portanto, o contrato ainda está sendo pago em 2016, com o valor sendo reajustado pela taxa cambial, com isso o estado está tendo um prejuízo enorme neste caso, fora a mentira de que o valor foi de 9 milhoes por trem. Resta saber se houve falta de planejamento na elaboração do contrato, ou se isto foi intencional...

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